terça-feira, 6 de maio de 2008

UMA PALAVRA PELO CORTADOR DE CANA

Aproveitando a visita dos secretários estaduais e do Deputado Federal Inocêncio Oliveira a nossa cidade, seria interessante que o Governo Municipal cobrasse ao Governo do Estado a inclusão do nosso município no “Programa Chapéu de Palha”.
O programa tem como objetivo complementar á renda de milhares de famílias em toda zona canavieira do Estado durante o período da entressafra (período em que não há o corte da cana).
Os trabalhadores cadastrados no Chapéu de Palha recebem uma bolsa complementar ao Bolsa-Família de até R$ 190, doação de um litro de leite, através do programa Leite de Pernambuco, regularização de documentos diversos, além de ações na área de saúde com prevenção de doenças como esquistossomose, hipertensão, hanseníase, câncer de mama e de colo de útero.
Os cadastrados, em contrapartida, participam de ações de capacitação, reflorestamento, limpeza ou alfabetização, havendo um controle de freqüência com acompanhamento e supervisão do Governo do Estado e das Prefeituras.
As prefeituras disponibilizam espaços físicos para as capacitações e cursos de alfabetização. O programa também disponibiliza trabalhadores para mutirões de limpeza, ajardinamento e outros serviços públicos nos municípios atendidos.
Dos 52 municípios atendidos pelo programa Chapéu de Palha, 22 estão localizados na Mata Sul, 19 na Mata Norte, 7 na Região Metropolitana e 5 no Agreste, nenhum no sertão.
Santa Cruz da Baixa Verde, com uma economia agrícola bastante voltada para o cultivo da cana-de-açúcar infelizmente não foi incluída no programa.
A conseqüência da falta de atenção ao período de entressafra em nosso município é a migração de nossos trabalhadores rurais para o Estado do Mato Grosso, onde adquirem rendimentos com o corte da cana naquele Estado, para enviarem aos familiares que aqui ficaram