sexta-feira, 11 de julho de 2008

HISTÓRIA DAS ELEIÇÕES

O tempo não pára... Até parece que o “grito em favor do SIM”, foi ontem... Não foi!
Dezesseis anos depois de conquistar sua liberdade política-administrativa nossa cidade se prepara para mais uma eleição municipal. São quatro gestões, três administradores... E a cidade cresce... Não é mais a “vilinha” que sempre decidia as eleições do município sede. É uma cidade forte. Com maturidade para ir longe. Quatro eleições e três prefeitos eleitos.
Objetivando resgatar a história das eleições municipais, estamos publicando este artigo com os números que um dia apontaram cada um dos prefeitos e vereadores eleitos em nosso município.

ELEIÇÕES 1992

Neste ano Santa Cruz já era cidade, porém ainda administrada, para não dizer abandonada pela cidade mãe. Isso mesmo! Nossa Lei de emancipação é datada de 1991, mas só em 1992 é que elegemos o nosso primeiro prefeito. Durante o período de transição fomos esquecidos pela sede administrativa eleita em 1988, ainda quando éramos para muitos um “mero” distrito. E ainda dizem que aquele governo nos deu a emancipação...
Pois bem! Foi em 1992 que elegemos o nosso primeiro prefeito. Foi uma eleição bastante disputada, pois tínhamos no páreo dois filhos da terra. Gilberto de Melo Lima, empresário bem sucedido e apaixonado pela terra natal, filho do saudoso Antonio de Melo, foi um adversário ferrenho para Armando Nunes da Silva, nascido na Serra da Bernarda e o “verdadeiro idealizador” de nossa emancipação política.
Nunca Santa Cruz teve uma eleição com tantos comícios.
Não houve nenhum sítio ou povoado que os dois candidatos não tenham subido ao palanque.
Neste ano o prefeito eleito foi o senhor Armando Nunes do PSB, com 2.879 votos, contra 1.953 votos do empresário Gilberto Melo. Por incrível que pareça tivemos 831 votos brancos e 112 votos nulos, ou seja, 15% dos votos apurados, que somaram 5.775 votos.
Nossos primeiros vereadores eleitos foram – Evaldo Nogueira (391 votos), Metódio Gomes (360), José Bezerra (339), Eleno Rodrigues (249), Francisco Rufino –Titico (217), Antonia Ferreira (179), João Osvaldo (178), Ledvailson Lucindo (176) e Antonio Marcolino (169 votos).

ELEIÇÕES 1996

Das quatro eleições ocorridas a de 1996 é considerada a menos competitiva, a mais tranqüila. Diferente da campanha de 1992, onde “o povo” foi quem apontou quem seriam seus candidatos.
Neste ano a eleição foi disputada pelo senhor José Bezerra dos Santos, natural do município vizinho de Triunfo, chegou em Santa Cruz da Baixa Verde na década de setenta e aqui fixou residência.
Comerciante e vereador eleito com 339 votos, disputou a sua primeira eleição para prefeito pelo PDT.
Pelo PFL o candidato foi o senhor Antonio Ivo Diniz, comerciante, primeiro vice-prefeito do município, eleito ao lado do senhor Armando Nunes da Silva. Disposto a assumir o posto de prefeito, o senhor Ivo Diniz que é natural deste município, é filho do empresário Augusto dos Santos Diniz, o patriarca de uma tradicional família do nosso município.
Pelo PSB, outro nome também entrou na disputa. Foi o senhor José Gomes da Silva, popularmente conhecido como “Zé de Tana”. Com residência no Sítio Santa Luzia, o senhor José de Tana, na época o mais tradicional político de nossa região, pois havia assumido a cadeira de vereador por mais de um mandato, era o candidato do então prefeito Armando Nunes da Silva.
Foi uma eleição inovadora, agora com três candidatos a prefeito e 32 candidatos a vereador. Neste ano, venceu a eleição o senhor José Bezerra dos Santos, com um total de 3.339 votos. Em segundo lugar ficou o senhor Ivo Diniz com 2.054 votos, seguido por o senhor José de Tana que obteve 310 votos.
Foram contados 367 votos nulos e 187 votos em branco, que ao todo perfez um total de 7% dos votos apurados.
Como vereadores eleitos tivemos – Métódio Gomes (432 votos), Francisco Rufino (393), Antonio Marcolino (377), Ildo Diniz (330), João Osvaldo (324), Raimundo João – Mundeiro (288), Evaldo Nogueira (283), Josefa Souza – Zefinha ( 281) e Antonia Ferreira (258 votos).

ELEIÇÕES 2000

A eleição do ano 2000 aconteceu após a aprovação da emenda da reeleição. A emenda constitucional referente á reeleição deu o direito de gestores do poder executivo concorrerem a um novo mandato. Aproveitando a oportunidade o prefeito José Bezerra, agora PSDB, adere a uma nova disputa e tem como adversário ingressando na carreira política o médico Francisco Gomes da Silva, popularmente conhecido como doutor Fanão.
Considerado como um dos mais respeitados cirurgiões do interior de Pernambuco, Dr. Fanão resolve candidatar-se pela primeira vez ao cargo de prefeito da terra natal pelo PFL. Não teve sucesso. Os 2.451 votos que obteve não foram suficientes para tirar do poder o então prefeito da época que se reelegeu com 3.736 votos. Os votos nulos foram 555 e mais 98 votos em branco, perfazendo um total de 9% dos votos apurados que somaram 6.840.
Foram estes os vereadores eleitos, neste ano, de um total de 36 candidatos – Evaldo Nogueira (513 votos), Aluízio de Tião (413), Eduardo Ferreira (387) Raimundo João (379), José Cícero – Megeu (336), Antonio Marcolino (310), Ildo Diniz (273), Adriano de Lima (270) e Ildo Francisco de Melo (121 votos).

ELEIÇÕES 2004

A ultima eleição ocorreu no ano de 2004. Novamente, três candidatos disputaram o cargo do executivo. Foram eles – Doutor Francisco Gomes – Dr. Fanão, agora PMDB, havia disputado a eleição anterior e com a experiência adquirida partiu para mais uma disputa, desta vez com o comerciante José Irlando de Souza Lima e o ex-prefeito Armando Nunes da Silva.
Natural de Santa Cruz da Baixa Verde, José Irlando ingressou na política ainda muito jovem, precisamente no ano de 1988, quando se candidatou a uma das vagas existentes na câmara municipal de Triunfo, sede do município. Naquela época não conseguiu se eleger, pois obteve apenas 68 votos.
Foi uma eleição muita agitada. Talvez a mais tensa de todas as eleições. Algumas pessoas a consideram como a maior de todas as eleições ocorridas em nossa cidade. Neste ano Dr. Fanão mostrou-se vitorioso ao obter 3.791 votos e consagrar-se como o candidato a prefeito que atingiu o maior número de votos na história de todas as eleições do município.
José Irlando, que disputou a eleição pelo PTB, teve uma votação expressiva ao obter 3.031 votos. Já o ex-prefeito Armando Nunes do PSB, não pôde colher as mesmas alegrias que tivera em sua primeira eleição no ano de 1992, pois conseguiu apenas 156 votos. Neste ano, foram contados 635 votos nulos e 104 votos em branco, perfazendo 9% dos votos apurados.
Dos 43 candidatos a vereador, número recorde, foram eleitos - Pedro de Osias (475 votos), Erinaldo Pereira – Nanau (446), Franklin Marques – Titico (424), Valdenildo Brasil (405), Eduardo Ferreira (386), Raimundo João (369), Antonia Ferreira (317), Aluízio de Tião (311) e Metódio Gomes (300 votos).