quarta-feira, 14 de abril de 2010

"ARIANO SUASSUNA" EM NOSSA CIDADE

O Secretário Especial de Cultura do Estado de Pernambuco - Ariano Suassuna, já se encontra na região e estará apresentando amanhã (15), mais uma das suas célebres aulas-espetáculo, desta vez para a população de Santa Cruz da Baixa Verde, que receberá pela primeira vez a apresentação da nova temporada de aulas desenvolvidas por Ariano, batizada como “Chamada ao piano”.
No seu quarto ano á frente da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, o escritor Ariano Suassuna vem cumprindo sua proposta de levar as aulas para lugares que geralmente ficam de fora do roteiro cultural do Estado, como é o caso dos municípios do interior de Pernambuco.
O projeto contempla quatro públicos preferenciais: estudantes universitários, alunos da rede estadual de ensino, moradores de favelas e a população das cidades do interior. Todas as apresentações são gratuitas, oferecendo a um público antes carente de ações culturais, a chance de assistir a belíssimos espetáculos que afirmam a nossa cultura e o nosso povo.
A aula que acontecerá amanhã às 19 horas no Tropical Dance será apresentada em nossa cidade graças ao incentivo de algumas pessoas como: Adelson Cabral (secretário mul. de cultura), o blogueiro Giovani Magalhães, as educadoras Leda Melo e Vanécia e o grande apoio da Secretarias de Educação e Ação Social junto à prefeitura municipal na pessoa do Prefeito Dr. Fanão.
“Desde cedo recebi grande incentivo do meu irmão - Givanilson, em valorizar as diversas manifestações culturais do nosso Estado. Lembro que dez anos atrás tivemos a alegria de assistirmos juntos uma grande aula-espetáculo do Mestre Ariano Suassuna no Teatro Apolo, no Recife, que teve também a participação do brincante Antônio Carlos Nóbrega e do saudoso “Mestre Salustiano” com sua rabeca. Foi um grande show. Daí em diante criei grande respeito e admiração pelo escritor e sabendo das suas andanças pelo interior com aulas-espetáculo resolvi, junto a alguns amigos, lançar a idéia de trazê-lo para Santa Cruz e assim fizemos. Procuramos a gestão municipal e eles não mediram esforços, dando todo o apoio necessário para se concretizar este sonho e grande marco na história do nosso município”, afirma Giovani.
Quem não conseguir uma senha para assistir a aula-espetáculo na parte interna do Tropical Dance deverá se acomodar nas cadeiras localizadas no espaço externo do clube onde serão instalados dois telões com som ambiente. “Devido à cidade ainda não ter um espaço coberto de maior comodidade para o público, foi escolhido para esta apresentação o Tropical Dance. Portanto só fizemos 350 senhas para as pessoas que quisessem assistir à aula no interior do clube. Mesmo assim muita gente ficou sem a sua entrada garantida. Para não deixar ninguém sem assistir ou superlotar o local, resolvemos alugar dois telões que ficarão do lado de fora para dar suporte ao evento”, relata o secretário de cultura, Adelson Cabral.

Abaixo, segue programação da aula-espetáculo:

CHAMADA AO PIANO
MINISTRADA PELO ESCRITOR ARIANO SUASSUNA
LOCAL: TROPICAL DANCE (Antigo Tropical Club – Santa Cruz da Baixa Verde)
DATA: QUINTA-FEIRA - 15/04/2010
HORÁRIO: 19 HORAS