quinta-feira, 14 de julho de 2011

2012 - DISPUTAS DO PAJEÚ

Microrregião com 17 municípios, o Sertão do Pajeú é comandado por apenas três legendas: PSB, PTB e PR. Muitas movimentações são esperadas desse trio, em especial no maior colégio eleitoral da área, Serra Talhada. Com 55.519 eleitores, o município é comandado desde 2005 por Carlos Evandro (PR), e deve protagonizar novo embate entre os grupos dos deputados Inocêncio Oliveira (PR) e Augusto Cesar (PTB). O gestor pode lançar dois correligionários para sucedê-lo: o deputado estadual Sebastião Oliveira, que é sobrinho de Inocêncio, ou Luciano Duque, que estaria deixando o PMDB para ingressar no PR. Do lado de Augusto, surgem os nomes de Doutor Fonseca (PT) e Jared Carvalho (PTB). Para não correr o risco de danos caso apoie um dos lados, o PSB pode lançar candidato para ficar isento do embate histórico.
O Pajeú abrigará outras disputas entre PTB e PR. Em Triunfo, o prefeito Luciano Bonfim (PR) vai para a reeleição, e reeditará o embate de 2008 contra Doutor Marinho (PTB). Por sua vez, o petebista Marconi Santana, prefeito de Flores, ainda não escolheu o candidato a sucessor. O PR deve lançar Soraia Murioka, que perdeu a última eleição para Marconi.
Enquanto procura evitar embates com PTB e PR em Serra Talhada, o PSB deve investir contra essas legendas em outros municípios. Em Tuparetama, por exemplo, os socialistas devem optar entre o professor estadual Vitalino Patriota ou sua esposa, Vanilda Patriota. Um deles será adversário do candidato do prefeito Sávio Torres (PTB), que possivelmente será o vice, Romero Perazzo (PDT). Manoel Olímpio (PSB) tentará impedir a reeleição de Albérico Rocha (PR) em Iguaraci. O ex-prefeito Pedro Alves (sem partido) também pode ir para o campo socialista.
O ex-vice-prefeito de Quixaba, Júnior de Antônio Julião (PSB), deve ser o adversário do prefeito Zé Pretinho (PR), que tentará a reeleição. O socialista conta com apoio da deputada federal Ana Arraes (PSB). A socialista também deve apoiar Irlando Parabólica (PSB) em Santa Cruz da Baixa Verde, onde o prefeito Doutor Fanão (PR) ainda não divulgou o nome do sucessor.
Um raro momento de união entre PSB, PTB e PR deve ocorrer em Santa Terezinha, no qual o trio defende a reeleição de Delson Lustosa (PTB). O adversário deve ser o ex-prefeito Teógenes Araújo (PSDB), que rompeu com o petebista após a eleição de 2008.

FONTE: Folha de PE (Por Manoel Guimarães)

Postado por Givanilson Magalhães