sábado, 1 de outubro de 2011

SANTA CRUZ DA BAIXA VERDE - 20 ANOS

Neste 1º de outubro não poderíamos deixar de homenagear a Querida Terra de Santa Cruz da Baixa Verde. Cidade que aprendemos a amar desde os primeiros dias de vida, neste torrão natal vimos muitas coisas acontecerem. E entre tantos acontecimentos, um fato que não esquecemos foi o movimento criado em defesa da emancipação política do nosso município. Nunca tínhamos visto os conterrâneos tão unidos, tão empolgados e tão certos do que queríamos. LIBERDADE! Era o grito que se escutava em cada esquina, nas conversas de bar, no ambiente familiar...
E em meio à manifestação de se tornar um município independente não houve prazer melhor do que escutar os telejornais anunciarem a criação do Município de Santa Cruz da Baixa Verde, naquele 01 de outubro de 1991.
Hoje, exatos vinte anos depois, olhamos para trás e buscamos enxergar até onde nossas vistas conseguem alcançar... Vemos a eleição do SIM, a festa da vitória, as dificuldades passadas no primeiro ano de independência sem a instalação da nova sede, a campanha onde elegemos o nosso 1º prefeito, nosso 1º Legislativo Municipal e os estranhos acontecimentos que marcaram os anos 90... Também vemos outras eleições, outros prefeitos, vereadores, pessoas que se foram, outras que chegaram... Vemos o crescimento da Feira da Rapadura, dos bairros, e o desenvolvimento do município. Muitas outras coisas conseguimos enxergar, mas citamos apenas estas, pois marcaram em muito a história da cidade e não podem ser esquecidas facilmente.
Para recordar os 20 anos de emancipação política de Santa Cruz da Baixa Verde será celebrada uma Missa em Ação de Graças, hoje, na Rua Monsenhor Elizeu Diniz, em frente à cruz que deu nome a cidade. A missa será celebrada pelo padre Mairton logo mais às 18 horas. Segue algumas imagens da festa da vitória em 1991 e da posse do 1⁰ prefeito – Sr. Armando Nunes da Silva. As imagens são do arquivo pessoal da Sra. Terezinha de Sole e da Secretaria de Cultura Municipal.


Postado por Givanilson e Giovani Magalhães