quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

JUÍZA ELEITORAL DE IPOJUCA CONDENA PREFEITO E DEZ VEREADORES


A juíza da 16ª Zona Eleitoral de Ipojuca, Ildete Veríssimo de Lima*, deferiu, no fim da tarde de ontem, a inegibilidade por três anos do prefeito reeleito Pedro Serafim (PDT) e dos dez vereadores que compõem a Câmara Municipal. A magistrada deu provimento à ação civil pública do promotor Roberto Brayner Sampaio, que acusou o chefe do Executivo e os parlamentares de utilizarem a máquina pública em favor de suas candidaturas. De acordo com o jurista, 2.400 pessoas foram contratadas, de forma temporária, pela Prefeitura “com fins exclusivamente eleitoreiros”.
“Cada vereador teve mais de uma centena de contratados dentro da Prefeitura, durante o período eleitoral. O que constitui crime. E todos esses dados foram comprovados pela Polícia Federal”, garantiu o promotor.Entretanto, Brayner explicou que a decisão da juíza não é suficiente para a cassação do mandato ou da diplomação de Pedro Serafim.
Segundo o promotor, como a ação foi julgada após a eleição, o candidato já não existe mais, já que o pedetista e os vereadores foram eleitos. “Eles não são mais candidatos. Por isso, não foram cassados. Mas ainda podem ter suas diplomações cassadas em uma outra instância no TRE, desde que eu encaminhe o caso a eles. E eu vou fazer isso”, assegurou o jurista.O prefeito e os vereadores terão três dias para recorrer e a assessoria da Prefeitura, informou que ainda não houve intimação, por isso, o gestor preferiu não se pronunciar.

FONTE: Folha de Pernambuco (Recife-PE)

*A Juíza Ildete Veríssimo de Lima, natural de Santa Cruz da Baixa Verde, é filha do ex-prefeito Joaquim Veríssimo dos Santos.