terça-feira, 2 de dezembro de 2008

PRESIDENTE ENALTECE EX-GOVERNADOR PELO PIONEIRISMO NA ELETRIFICAÇÃO RURAL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, na noite de ontem (01/12), do primeiro compromisso de sua terceira viagem a Pernambuco este ano. Ele falou no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, sobre o êxito do programa Luz para Todos, cujo objetivo é levar energia elétrica para a população rural do Brasil.
O projeto foi implantado em 2003 e tinha o objetivo de, até 2008, levar luz a 10 milhões de lares. A meta foi plenamente alcançada, sendo inclusive ultrapassada em 12 Estados. Um deles é Pernambuco.
Durante seu discurso, Lula lembrou o pioneirismo de Miguel Arraes, que lançou o programa em Pernambuco ainda no fim da década de 1980, quando foi governador do Estado pela segunda vez.
“Lembro que quando enalteci o Governador Miguel Arraes, teve gente que torceu o nariz. Eles podem não gostar politicamente da pessoa, mas não podem desmentir os números e a importância do programa”, destacou o presidente.

PROJETO DO GOVERNO ARRAES ELETRIFICOU ZONA RURAL DE SANTA CRUZ DA BAIXA VERDE

Para quem não lembra, o segundo mandato do ex-governador Miguel Arraes teve como bandeira levar energia elétrica ás propriedades rurais mais distantes. Aqui em Santa Cruz da Baixa Verde, Arraes deixou marcos importantes no que se refere à eletrificação rural.
Estima-se que cerca de 50% da zona rural do nosso município tenha sido eletrificada naquele mandato. Era comum encontrarmos pilhas de postes na beira das estradas, prontos para serem erguidos e levarem energia aos extremos do nosso município. Sítios distantes e de difícil acesso como São Gonçalo, Sítio Velho e Mundo Novo são alguns dos locais eletrificados e que o ex-governador fez questão de vir inaugurar e participar das alegrias que distribuíra ao nosso povo. As famílias da zona rural que já não mais se arriscam com o fogo do candeeiro ou o incômodo da escuridão, são as grandes beneficiadas daquele projeto. Elas que o digam.