terça-feira, 5 de maio de 2009

ESTADO CONTRATA PARA EDUCAÇÃO


Quatro projetos da Secretaria de Educação do Estado (SEE) buscam 1.643 profissionais para trabalhar temporariamente, com contratos de até dois anos. São professores, assistentes sociais, pedagogos, técnicos, entre outros de nível médio e superior, que darão aulas ou apoiarão os cursos dos programas Brasil Alfabetizado, Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem), ProJovem do Campo e Gestar II, este último voltado para capacitar docentes de português e matemática que já trabalham na rede. Os salários divulgados variam de R$ 559 a R$ 824,67.
Apenas o edital do Gestar e do ProJovem do Campo, também denominado Saberes da Terra, foi publicado, abrindo 1.081 vagas. As inscrições começam nesta terça-feira e vão até quinta-feira, na sede da Gerência Regional de Educação em que atua o candidato. A seleção se dará por análise de títulos e avaliação da experiência profissional. Segundo a SEE, o resultado definitivo sai no dia 26 deste mês. O edital pode ser consultado em www.educacao.pe.gov.br.
As outras 562 vagas são para professores do ProJovem Urbano e do programa Paulo Freire, este último inserido no Brasil Alfabetizado, do governo federal, e já contabilizando 82 mil alunos em Pernambuco. O Estado publicou no Diário Oficial da última sexta-feira os decretos autorizando a contratação temporária, mas o edital ainda não saiu. A previsão para isso acontecer é até o fim desta semana.
Os decretos determinam que se abram 104 vagas para programa Paulo Freire, sendo a maioria para técnico de nível médio (71). A SEE procura também profissionais de pedagogia ou licenciatura (22), técnico de nível superior (05), estatístico, técnico em informática (04), programador e assessor jurídico (02). Para o ProJovem, devem ser contratados 320 professores, 106 educadores de qualificação profissional e 32 assistentes sociais.
Conforme explica a gerente de Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Educação do Estado, a seleção é para trabalhadores temporários porque eles servirão a programas com duração limitada.

FONTE: Jornal do Commercio – Recife-PE