terça-feira, 26 de maio de 2009

INOCÊNCIO E O APOIO A JOÃO PAULO EM 2010


"Embora externe preferência pelo nome do ex-prefeito João Paulo (PT) para o Senado, o deputado Inocêncio Oliveira (PR) se mostrou cauteloso com o assunto, segundo informa hoje a Folha de Pernambuco. Ontem, depois de almoçar com o petista e com a bancada de deputados do PR, Inocêncio disse que apoia João Paulo, mas só colocará isso à mesa com os aliados no próximo ano. “Estamos aqui para dizer a João Paulo que ele não está sozinho na sua pretensão, que tem um partido que está firme com ele. Mas tratar de eleições este ano é um desserviço a Pernambuco. Atrapalha a gestão do governador Eduardo Campos (PSB) e dos prefeitos”, afirmou. Ele considera que até lá os cenários, sobretudo o nacional, poderão ser alterados.
João Paulo, por sua vez, externou sua mágoa com a ala do PT liderada pelo secretário das Cidades, Humberto Costa. Disse que diverge dos correligionários na “estratégia política”. Mais uma vez externou que não colocou seu nome para o Senado; que foi o presidente Lula que externou o desejo de vê-lo na disputa; e que achava que o PT apresentaria seu nome. “Mas o PT tem uma outra estratégia. Estamos divergindo quanto a isso”, disse". (Jornalista Magno Martins)

Com nomes como o do secretário das cidades Humberto Costa, de antigos aliados como Marco Maciel, Sérgio Guerra e Armando Monteiro ou até mesmo seu próprio nome, não é possível que o ilustre deputado Inocêncio Oliveira levante em nossa região a bandeira do ex-prefeito do Recife João Paulo (PT).
Político de cidade grande o ex-prefeito sequer conhece o sertão, seu povo ou suas tradições. Sem falar no mal-estar que criou dentro do PT pernambucano ao impor o nome de seu sucessor como candidato a prefeitura do Recife, o então deputado estadual João da Costa. A imposição criou um racha no Partido dos Trabalhadores após o ex-prefeito escantear nomes como o de Humberto Costa e Maurício Rands. Para João Paulo não existia outro nome senão o de João da Costa. Como que estivesse preparando o seu retorno ao poder, colocando alguém o menos ameaçador possível e que lhe dê o lugar quando possível for voltar. Outros nomes poderiam levar o seu mandato ao esquecimento. Poderia chegar alguém melhor que ele e aí as chances de retorno seriam nenhuma... Devido ao grande carisma que tem com o seu ex-ministro Humberto Costa, a imposição do ex-prefeito revoltou até mesmo o presidente Lula, que segundo a imprensa não ficou nenhum pouco satisfeito com o autoritarismo do “companheiro”.
Ainda me lembro, anos atrás, do dia em que estive no gabinete do então deputado estadual João Paulo com uma comissão da nossa já tradicional Feira da Rapadura. Buscávamos, com os políticos daquela época, angariar fundos para a promoção de mais uma festa da rapadura em nossa cidade. Mas a decepção foi tamanha, na recepção que tivemos no gabinete do deputado João Paulo, que me envergonho em tocar neste assunto. Os conterrâneos que me acompanhavam passaram pelo mesmo constrangimento e sei que não me deixam mentir. Muito diferente da recepção que tivemos com o então presidente da Assembléia Legislativa, senhor José Marcos de Lima.
Tomara que o experiente Inocêncio não traga o malicioso João para os palanques da nossa querida Santa Cruz. Precisamos de candidatos ao Senado que conheçam o nosso Estado por inteiro. Que ao menos tenham conhecimento da nossa região, dos nossos problemas e das nossas necessidades. De políticos com outra índole já nos bastam os erros do passado.