segunda-feira, 11 de maio de 2009

ROTA DO CANGAÇO E LAMPIÃO

Oficinas, debates, palestras e atrações culturais movimentam o Sertão. Patrimônio, gastronomia, história e paisagens são os destaques da Rota.

Começou na última sexta-feira (08) nos municípios de Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, São José do Belmonte e São José do Egito a “Rota do Cangaço e Lampião.
Segundo propaganda do Governo do Estado o roteiro turístico leva aos municípios percorridos programa que inclui oficinas de qualificação e eventos artístico-culturais, entre outras.
Na sexta-feira houve shows no município de Serra Talhada com os cantores Edu e Maraial, Santropê, Nação Forrozeira e Trio Butuca. Triunfo recebeu no sábado apresentações de Banda Havana, Amigos Sertanejos e Dudu Nobre.
Oficinas - Ainda dentro da programação, as cidades da Rota Cangaço e Lampião vão receber oficinas de qualificação profissional, através de 120 vagas em cursos como de educação patrimonial, turismo nas escolas, condução de trilhas, cerimonial institucional e conselho de turismo. No ano passado, o Pernambuco Conhece Pernambuco qualificou mil pessoas. A expectativa é que cerca de 2 mil pessoas das 10 rotas turísticas do Estado sejam capacitadas nos cursos que contam com a parceria do Sebrae, Fundarpe e Senac.
As inscrições para as oficinas devem ser realizadas nas secretarias de Turismo dos municípios, gratuitamente, das 8h às 13h, até esta segunda-feira (11) ou até o preenchimento das vagas.

Conforme aconteceu no ano passado, até o momento, não soubemos, ainda, de nenhuma informação que concretize formalmente a passagem de ações da caravana turística no nosso município.
A Secretaria de Turismo não vem, sequer, conseguindo seguir o agendamento que anunciou no lançamento do projeto. Para se ter uma idéia, a Rota do Cangaço que deveria acontecer entre os dias 10 a 15 de agosto, período de moagem dos engenhos de rapadura, terminou por ser antecipada para esta semana e atropelar a Rota das Águas da Mata Sul que acontece entre os dias 18 e 23 de maio. Assim, as fortes chuvas que caem no Pajeú, neste tempo, terminam por deixar os turistas isolados em hotéis ou centros recreativos.
No último 11 de abril, dia chuvoso, estive em nossa Santa Cruz e fiquei constrangido em não poder orientar um grupo de turistas provenientes de Jaboatão dos Guararapes, dos quais não conhecia nenhum, mas que coincidentemente me procuraram para obter informações de como chegar a Cratera da Panela. Nada pude fazer para ajudar-lhes a chegar no ponto turístico a não ser alertar-lhes ao precário acesso e as dificuldades que iriam enfrentar caso as cinco pessoas seguissem caminho no carro de passeio que se encontravam.
Os 4,5 milhões a serem investidos no projeto "peconhecepe" que foram anunciados pelo secretário de turismo, senhor Silvio Costa Filho, deveriam estar sendo investidos em estrutura para exploração dos roteiros e não em propagandas em exagero.
Em partes, não responsabilizo o Governo Municipal por esse escanteio dado ao nosso município, no roteiro turístico, pois estive presente em uma das reuniões que arquitetava a Rota do Cangaço e vi o interesse de nosso prefeito em incluir o nosso município no projeto.
No entanto, percebo que a Secretaria de Turismo do Estado não vem dando a atenção merecida a algumas cidades que fazem parte do roteiro turístico. Uma boa oportunidade dos secretários municipais unirem forças e cobrarem um maior compromisso do secretário Silvio Costa Filho.