terça-feira, 24 de março de 2009

AGRICULTORES PREOCUPADOS COM ESTIAGEM

Com a ausência das chuvas, que já eram frequentes na região, os agricultores que fizeram suas plantações no mês passado, estão preocupados com o desenvolvimento da lavoura.
Há vários dias não chove em algumas áreas do Pajeú e, as plantações estão murchando devido á falta d'água. A última chuva que caiu em Santa Cruz da Baixa Verde foi no dia 14 de março. Deste dia para cá até houve formação de nuvens e clima abafado, mas chuva que é bom não caiu.
Muitos agricultores aguardaram o “bom sinal”, das chuvas, no último dia 19 de março “dia de São José”, mas ela não veio e a preocupação aumentou. É que, segundo a tradição, São José é o santo que garante chuvas no sertão. Uma outra curiosidade é que o milho plantado nesta data será colhido no mês de junho, nas comemorações de São João, quando o produto está com o maior valor no mercado. Ou seja, as chuvas nesta época ajudam os agricultores a lucrar um pouco mais.

Quem andou ontem pela feira livre da cidade pode perceber a preocupação dos agricultores. Muitos comentavam sobre a estiagem e o avanço de pragas (lagartas) nos pastos e plantações.
Mas as previsões não desanimam. Ontem (segunda-feira) quem olhou para o céu pode perceber relâmpagos á noite inteira. Ás previsões meteorológicas são de chuvas para quarta, quinta e sexta-feira (até o final da semana) em Santa Cruz da Baixa Verde.
Tomara que estas previsões não falhem e as chuvas voltem a distribuir sorrisos nos rostos de nossos agricultores.