sexta-feira, 6 de março de 2009

A REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA

No ano de 2007, o dia 06 de março foi declarada a Data Magna de Pernambuco, por conta da Revolução de 1817. Diante desta data, que em tempos de outrora já foi feriado nacional e que agora é reconhecida como feriado estadual, estamos divulgando um breve histórico da maior de todas as revoluções ocorridas no Brasil, A Revolução Pernambucana.

Após a vinda da família real para o Brasil em 1808, a colônia passou a ter o caráter de metrópole, onde as novas políticas de D. João se concentravam somente na região centro-sul do Brasil, resultando na insatisfação dos habitantes de outras regiões.
A região Nordeste era a mais insatisfeita. A crise da produção do açúcar aliada à grande seca, de 1816, fez com que a região ficasse muito debilitada economicamente. Com a independência dos EUA e de algumas colônias espanholas, os pernambucanos, sob influência dos ideais iluministas, organizaram um movimento de independência; a última tentativa antes do "Grito do Ipiranga" em 1822.
A chamada Revolução Pernambucana, também conhecida como Revolução dos Padres ou Revolução de 1817, eclodiu em 6 de março de 1817 na então Província de Pernambuco.
O movimento foi liderado por Domingos José Martins, Antônio Carlos de Andrada e Silva e Frei Caneca. Alimentada por um forte sentimento de patriotismo, a revolta se espalhou por outros Estados, como Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Foi instalado um governo provisório, o qual aboliu impostos e estabeleceu uma Constituição onde asseguravam princípios iluministas, como liberdade de expressão e igualdade de todos perante a Lei.
Dois meses após o surgimento do movimento, o governo português cercou Recife, a capital pernambucana, por mar e terra, resultando no desespero dos revolucionários e no fim do movimento.