quinta-feira, 5 de março de 2009

ESTUDOS APONTAM GRANDE RESERVATÓRIO SUBTERRÂNEO DE ÁGUA NA CRATERA DA PANELA

Em e-mail enviado para o nosso Blog, o astrônomo Pierson Barretto, cientista que descobriu, estuda e divulga para o mundo astronômico e social os mistérios e curiosidades da “Cratera da Panela”, veio nos informar que pesquisas feitas recentemente naquela localidade apontam a existência de um grande reservatório de água, em seu sub-solo, armanzenada entre as fraturas das rochas proveniente do impacto do asteróide que originou a cratera.
Segundo Pierson, a cratera abriga uma nascente perene, mesmo nos tempos de seca.
Na divulgação da pesquisa, o cientista aponta, ainda, a coroa de rochas existente no entorno da cratera como um aspecto único e inédito entre todas as crateras encontradas na Terra e incentiva a população e governantes a criar um parque ecológico municipal na região, objetivando estimular o turismo e a preservação da cratera.
Acompanhe:

“A foto mostra o detalhe da coroa de rochas. A coroa pode ter se formado pela reação contrária à força do choque do meteorito sobre as rochas fragmentadas do fundo.
Essa feição confere a cratera aspecto único e inédito entre todas as crateras encontradas na Terra”.
“A primeira ação para promover a preservação e incentivar o uso científico e ecológico da cratera da Panela, é através da instalação de um parque municipal. A manutenção de uma área de preservação ambiental permanente (APA) exige a gestão participativa da população da região do entorno da estrutura, localizada no Município da Santa Cruz da Baixa Verde, no estado de Pernambuco, Brasil”.


Abaixo, estamos disponibilizando a mensagem que o astrônomo enviou ao nosso Blog e o site que divulga parte do seu estudo em torno da Cratera da Panela.

Prezados

Ainda inedita do grande publico, segure um resumo do estudo que venho realizando sobre uma pequena cratera de impacto, e de grande impacto na arqueologia, astronomia, turismo, cultura.... recursos hidricos. A Cartera da Panela guarda no seu sub-solo um grande reservatório de água, armanzenada entre as fraturas das rochas proveniente do impacto do asteróide, abriga uma nascente perene, mesmo nos períodos de maior seca.

Identificada em abril de 1995, e ainda sem possuir dados geológicos definitivos da sua origem, aplicou-se à cratera da Panela (PE) estudo multidisciplinar para investigar a sua origem cósmica. A partir de dados geométricos da cratera foi possível determinar tamanho do meteoróide, direção, sentido e ângulo de queda do meteoro que a formou. Analisou-se o raio (300 km) de visão da sua explosão troposférica e a projeção de 1000 km da trajetória do bólido, a partir do local de impacto. Mapearam-se sítios arqueológicos com presença de arte rupestre de temática meteorítica na região Nordeste do Brasil. Investigou-se nesses registros pré-históricos a sua relação com a posição geográfica do observador. As análises das artes rupestres presentes nesse sítios são coerentes para um fenômeno cósmico do tipo Tunguska (1908) na formação da cratera da Panela, o evento Tupana por volta do ano 1200 A.C.

Segue mais informacoes:
http://www.liada.net/Pierson%20Barretto-IMPACTITOS.pdf
http://astrofotos.info/main.php

atenciosamente
abs
pierson


Agradecemos ao astrônomo pela atenção que nos é dada e pelo formidável trabalho realizado em torno do fenômeno ocorrido em nosso município. Queremos que saiba que estamos cientes da grandeza de sua pesquisa e o quanto as suas descobertas são importantes, não só para a população local, como também para o meio científico que estuda o assunto.