quarta-feira, 1 de abril de 2009

CURTAS DA IMPRENSA

REMÉDIOS ESTÃO MAIS CAROS - A partir de hoje todos os medicamentos, exceto fitoterápicos e homeopáticos, estão até 5,9% mais caros. A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos estipulou o reajuste como teto para o aumento anual praticado pela indústria farmacêutica. O aumento pode ter grande impacto nas finanças de quem faz uso constante de medicamentos.
INOCÊNCIO APRESENTA SOLUÇÕES PARA COMPENSAR QUEDA DO FPM - Atento às questões nacionais e globais, mas sem esquecer os problemas que ecoam nos municípios, o deputado Inocêncio Oliveira se solidarizou com os milhares de prefeitos que se mostram insatisfeitos com a queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, e pôs em ação sua visão anti-crise, recomendando aos órgão arrecadadores e de repasse de recursos do Governo Federal que se criem mecanismo compensatórios que revertam os efeitos provocados pela queda do FPM.
MÚCIO DIZ QUE LULA LANÇARÁ PACOTE EM FAVOR DOS PREFEITOS - O ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, disse que, na próxima semana, o presidente Lula anunciará uma série de medidas para compensar as perdas dos municípios com o corte brutal do FPM - Fundo de Participação dos Municípios. 'Virão medidas que agradarão aos prefeitos', disse José Monteiro, sem antecipar o seu teor.
MÉTODO: EDUARDO ABRE 15 PONTOS NA FRENTE DE JARBAS - O governador Eduardo Campos (PSB) abre quase 15 pontos de vantagem sobre o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), provável adversário na corrida sucessória estadual, segundo a primeira pesquisa da Empresa Método sobre o cenário eleitoral de 2010. Faltando um ano e sete meses para o pleito, Eduardo aparece com 48,7% das intenções de voto contra 33,9% do senador. O deputado Raul Jungmann (PPS) tem 3,2%, Kátia Teles (PSTU) 1,1% e Edilson Silva (P-Sol) 0,9%. Brancos e nulos somam 7,3%, 4,1% se apresentam indecisos e apenas 0,8% não quiseram responder.
O levantamento foi feito entre os dias 21 e 24 do mês de março com 2,1 mil entrevistados em 60 municípios do Estado. A margem de erro é de apenas 2,1%. Na espontânea, Eduardo aparece com 19,8% contra 5,8% de Jarbas, 2,4% de Lula, 1,9% de Mendonça Filho e 1,1% de João Paulo.
Três outros cenários foram pesquisados. No segundo, quando o nome de Jarbas é substituído pelo do deputado Roberto Magalhães (DEM), este aparece com 18,6% e Eduardo lidera com 58,1%. Jungmann desponta com 4,5%, Kátia com 2,1% e Edilson 1,7%. Brancos e nulos sobem para 10,1% e 3,8% se apresentam indecisos. Já no terceiro cenário, no qual o candidato da oposição é o senador Sérgio Guerra (PSDB), Eduardo sobe para 62,1% e o tucano aparece com apenas 11,4%. Os demais ficam abaixo dos 5%.
No primeiro e mais importante cenário, em que disputam Eduardo e Jarbas, o socialista ganha em todas as regiões do Estado, com exceção da capital, onde aparece empatado, tecnicamente, com o peemedebista. Jarbas tem 36,2% contra 34,5% de Eduardo