quarta-feira, 29 de abril de 2009

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DIVULGA LISTA COM RESULTADOS DO ENEM 2008

Das 26 mil escolas que foram avaliadas pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), 74% obteve nota abaixo da média nacional que foi de 50,52 pontos. Na rede pública, o índice de estabelecimentos com resultado inferior à média chega a 89%. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou nesta terça-feira (28) os resultados por estabelecimento de ensino em 2008.
Mais uma vez, foram as particulares que conquistaram os melhores resultados no exame. Das 20 melhores escolas, 15 são particulares e a maioria se concentra na Região Sudeste. O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco, no Recife, ficou em 14º lugar, com média total de 75,68. Outras 6 mil escolas ficaram sem conceito porque tiveram número insuficiente de alunos participantes.

O QUE É O ENEM?
O Enem é um exame individual, de caráter voluntário, oferecido anualmente aos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. Seu objetivo principal é possibilitar uma referência para auto-avaliação, a partir das competências e habilidades que estruturam o Exame.
O Enem não mede a capacidade do estudante de assimilar e acumular informações, e sim o incentiva a aprender a pensar, a refletir e a “saber como fazer”. Valoriza, portanto, a autonomia do jovem na hora de fazer escolhas e tomar decisões.

CAMPEÃS DO ENEM
Pelo segundo ano consecutivo, o campeão do Enem foi o Colégio São Bento, do Rio de Janeiro. A média total obtida pela escola - incluindo a prova objetiva e a redação com correção de participação - foi de 80,58 pontos, em uma escala que vai de 0 a 100.
Entre as escolas públicas, o melhor resultado ficou com o Colégio de Aplicação da UFV (Universidade Federal de Viçosa), em Minas Gerais. A média obtida pelos alunos foi de 76,66 pontos, o terceiro melhor resultado no ranking geral.

RESULTADOS DO ENEM EM SANTA CRUZ DA BAIXA VERDE

As duas escolas do nosso município, que aparecem na lista do Enem mostraram queda considerada se comparados os anos de 2007 e 2008. A Escola Regina Pacis, que em 2007 teve 20 participantes inscritos no exame ficou com média geral 48,27. Já em 2008, com apenas 12 participantes, não passou dos 37,38 – em uma escala que vai de 0 a 100.
Mesmo tendo aumentado o número de participantes, no exame, a Escola Santa Cruz também viu sua média diminuir. A Escola atingiu a média 48,59 em 2007, com 36 participantes. Em 2008 os 41 participantes do exame geraram uma média igual a 42,89 – na escala de 0 a 100.
Como se pode ver os resultados de nossas duas escolas foram bem abaixo da “baixa” média nacional que foi 50,52 pontos. No entanto, não poderemos culpar nossos alunos, nossos professores ou as instituições de ensino. O descaso com a educação pública é algo que vem de longe e que não pode ser resolvido com um simples exame nacional.
Nossos governantes deveriam se envergonhar de tamanho desfalque apresentado por nossas escolas públicas neste exame.
Até parece que a lei que impera é a de aprovar todos sem considerar a qualidade. Quando o assunto é educação ninguém demonstram interesse pela qualificação de nossos professores, pelo investimento em treinamentos constantes do celebre educador ou pagamentos de salários dignos. A ênfase é na quantidade. Quanto mais couber em uma sala de aula menor será o custo por aluno. Benefício? Que nada... A preocupação é com a eleição de 2010, passagens aéreas, cargos de confiança para os seus gabinetes... O povo que se “dane”, afinal quanto menos souberem, menos ainda cobrarão de quem está no poder.