segunda-feira, 6 de abril de 2009

IGREJA LOTADA PARA O DOMINGO DE RAMOS


O Domingo de Ramos foi bem participado pelos fieis da Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Santa Cruz da Baixa Verde. A celebração começou em frente à cruz da Rua Monsenhor Elizeu Diniz. Depois os fiéis saíram em procissão pelas principais ruas da cidade com ramos de plantas populares existentes em nossa região. Mantendo a tradição dos mais velhos, muitos levaram junto com palhas de coqueiro ou palmeira, plantas medicinais como: capim santo, arruda, folhas de cidreira entre outras ervas. Notou-se também a criatividade de algumas crianças ou até mesmo adultos que com galhos da palha do coqueiro faziam suas cruzinhas que depois poderá ser colocada nas portas das casas, estantes, ou até mesmo ocupando o lugar de fotografias nas paredes das casas como um sinal de participação neste dia de Ramos.
A equipe de liturgia da paróquia organizou um grupo de pessoas para encenar (como discípulos) a entrada de Jesus em Jerusalém (representado por Fábio) montado em um jumentinho.

Vale lembrar também que segundo a Igreja Católica o Domingo de Ramos abre por excelência a Semana Santa e relembra a entrada triunfal de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, Morte e Ressurreição. Este domingo é chamado assim porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde Jesus passou montado num jumento. Com folhas de palmeiras nas mãos, o povo o aclamava “Rei dos Judeus”, “Hosana ao Filho de Davi”, “Salve o Messias”... E assim, Jesus entra triunfante em Jerusalém despertando nos sacerdotes e mestres da lei muita inveja, desconfiança, medo de perder o poder. Começa então uma trama para condenar Jesus à morte e morte de cruz.