quarta-feira, 22 de abril de 2009

"POTÓ" INCOMODA SANTA-CRUZENSES

Inseto da família dos besouros, de nome científico Paederus irritans, o “potó” é caracterizado por ser longo, delgado e andar sempre com a “bundinha” para cima. Ele é pequeno, e o seu tamanho varia de 1,5cm a 3,0 cm de comprimento. Em contato com a pele, libera uma substância cáustica de defesa, causando a dermatite (sérias irritações na pele). Este inseto se multiplica rapidamente em períodos de chuva e atraído por luzes, aparece com mais frequência à noite.
Em Santa Cruz da Baixa Verde, muitas pessoas estão sendo vítimas deste pequeno inseto que geralmente provoca queimaduras no rosto, pescoço e dobras do corpo. Há quem diga que já foi atacado por diversas vezes.
Aqui vão algumas recomendações para evitar problemas com o inseto:
Ao ser atingido o paciente deverá limpar bem a área ou lavar com sabonete antisséptico duas vezes ao dia; se a queimadura apresentar pus e feridas, o paciente deverá procurar um médico específico para que o mesmo faça a medicação correta. É importante dizer que não se deve passar filtro solar nas queimaduras antes delas sararem e que é bom não tomar sol na região afetada durante uns dois meses. Tão pouco passar hipoglós (pomada para a pele).