segunda-feira, 13 de abril de 2009

MORTE DE CARLOS WILSON DEIXA FINAL DE SEMANA TRISTE EM PERNAMBUCO

O corpo do deputado federal Carlos Wilson (PT-PE), falecido no sábado, foi enterrado na tarde deste domingo (12) no cemitério Morada da Paz, em Paulista, na região metropolitana do Recife.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanhou o velório. Também estiveram presentes o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Franklin Martins, o chefe de gabinete Gilberto Carvalho, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o prefeito do Recife, João da Costa. O corpo de Carlos Wilson foi velado durante todo o dia no Palácio do Campo das Princesas, no Recife.
O parlamentar morreu na noite de sábado (11), aos 59 anos. Ele estava internado no Hospital Santa Joana desde o dia 3 de março para tratamento de um câncer, doença contra a qual lutava havia cinco anos.
O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), também compareceria ao velório, segundo sua assessoria. A ida, no entanto, foi cancelada para que ele pudesse chegar em tempo ao velório do deputado João Herrmann Neto, em Campinas (SP).
A assessoria de Temer informou ainda que, na segunda-feira (13), a Casa estará em luto oficial pela morte de Wilson e do deputado João Herrmann Neto (PDT-SP), que morreu na madrugada deste domingo em São Paulo. Com o luto, não haverá atividade no plenário.
Nota do governador
Em nota oficial, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos lamentou o falecimento de Carlos Wilson.
Eduardo afirmou que a morte é um trauma muito grande para Pernambuco. “Ele foi um homem que amou muito a vida e queria muito bem o nosso estado. Em sua atuação, ele procurou sempre unir as pessoas e valorizar o que de melhor cada um de nós tinha para dar”, disse o governador.
Quarto mandato
Advogado, Carlos Wilson estava no quarto mandato de deputado federal. Cali, como era conhecido, nascido em 11 de março de 1950, iniciou muito jovem a sua vida pública, elegendo-se deputado federal para a legislatura de 1975 a 1979, aos 24 anos, elegendo-se, posteriormente, para mais quatro legislaturas como deputado federal, a última em 2007 e iria até 2011. Ocupou uma cadeira no Senado de 1995 a 2003. Embora filiado ao PT, era bem relacionado em todos os segmentos políticos de Pernambuco.
Vice-governador do Estado, no período de 1987 a 1990, ocupou o governo de Pernambuco em 1990, ficando no cargo até 1991(11 meses), no lugar do governador Miguel Arraes. Após esse período se elegeu senador, e em seguida deputado federal. No governo Lula Carlos Wilson presidiu a Infraero, vindo depois a deixar o cargo, passando a tratar da saúde já abalada.