quarta-feira, 8 de abril de 2009

PERNAMBUCO CONHECE PERNAMBUCO 2009

O governo estadual lançou nesta quarta-feira (08) a versão 2009 do programa “Pernambuco Conhece Pernambuco”, elaborado pela Secretaria Estadual de Turismo/Empetur e que incentiva o turismo dentro do Estado, através de 10 rotas.
Criado para fazer com que os pernambucanos descubram os encantos da terra ou que voltem a visitar destinos turísticos, o programa oferece, em cada um dos roteiros, manifestações culturais diferentes, gastronomia, para que o nativo vá descobrindo a vocação turístico-cultural de cada rota de Pernambuco.
A cada mês, uma ou duas rotas turísticas recebem uma programação especial. A idéia é chamar ainda mais a atenção para o interior, com a presença de atrações da cultura popular de cada região, além de artistas consagrados nacionalmente.

Rota do Cangaço e Lampião (10 a 15 de agosto)– A rota do Cangaço e Lampião conta um pouco da história dos bandoleiros nômades mantém viva a memória de Virgolino Ferreira da Silva - Municípios: Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, São José do Belmonte e São José do Egito.
Atrativos turísticos: Pedra do Reino, Cratera de Panela, engenhos de rapadura, Fundação Cabras de Lampião, Casa da Cultura, Cine Teatro Guarary, sítios arqueológicos da região nas encostas da Serra do Giz.
Além disso, essas cidades vão receber oficinas de qualificação profissional, tais como educação patrimonial, fotografia, como servir vinhos, educação ambiental e curso de gestão do turismo.
No ano passado, o Pernambuco Conhece Pernambuco qualificou 1.000 pessoas nas 10 rotas. A expectativa é que cerca de 2.000 pessoas sejam capacitadas nos cursos que contam com a parceria do Sebrae, Fundarpe e Senac.


Mesmo estando incluída na “Rota do Cangaço”, onde oferece como atrações turísticas principais, os engenhos de rapadura e a maravilhosa “Cratera da Panela”, não tivemos nenhuma notícia de que a caravana tenha passado por Santa Cruz da Baixa Verde no ano passado.
Não sabemos responder se foi falta de interação entre a secretaria estadual e o município ou se ocorreu algum imprevisto. No entanto, sabemos o quanto é importante que o município esteja incluído no programa que divulga os atrativos da “Capital da Rapadura” para todo o Estado.
Tomara que este ano as iniciativas sejam diferentes. A começar pela retificação do nome de nossa cidade no vídeo de divulgação do programa turístico, pois assistindo ao vídeo de divulgação do “Pernambuco conhece Pernambuco 2009”, que começou a circular hoje no youtube e, possivelmente irá aparecer também nos canais abertos de televisão, em todo o Estado, pude perceber que o nome de nossa cidade aparece errado - Santa Cruz da Baixa “Grande” ao invés de Santa Cruz da Baixa “Verde”. Um deslize que poderá ser motivo de chacota ou, pior ainda, perca da oportunidade de levar o nome da nossa cidade a todos os pernambucanos.


Abaixo, disponibilizamos o endereço eletrônico de divulgação do programa “Pernambuco Conhece Pernambuco” – copie e cole na sua barra de endereços e assista:

http://www.youtube.com/watch?v=WlC4AlutI0E&eurl=http%3A%2F%2Fjc3%2Euol%2Ecom%2Ebr%2Fblogs%2Fblogjamildo%2Fmes%2Ephp%3Fpag%3D2%26mes%3D04%26ano%3D2009&feature=player_embedded