terça-feira, 6 de janeiro de 2009

AS NOSSAS CERCAS DE PEDRAS...


Quem é natural de Santa Cruz da Baixa Verde conhece mais do que ninguém as cercas de pedras que limitam propriedades da zona rural do nosso município.
A cerca de pedras é uma construção rústica, edificada pelo homem, que objetiva demarcar propriedades rurais e assim impedir que suas posses sejam invadidas por vizinhos, pessoas estranhas ou animais indesejáveis. Também é utilizada para fazer currais, diques e evitar erosão.
Outro dia, causou-me espanto o assombro de um visitante ao deparar-se com nossas cercas de pedras. O amigo que me acompanhava simplesmente prestou-se em admirar a obra de arte citando ter visto tão grandioso trabalho apenas em cenas de filmes produzidos em regiões restritas da velha Europa. Naquele momento, não sabia o que o impressionava tanto, pois me criei pulando cercas de pedras. Depois comecei a observar com mais atenção o tão árduo trabalho, que é obra de muita força, paciência e sagacidade.

Descobri então que poucas são as pessoas que tem habilidade para empilhar tantas pedras com tamanha perspicácia. Relembrando as andanças pelas muitas regiões que conheço, descobri também que não me recordo de ter visto esse tipo de muralha, por onde tenho andado, e que aqui é vista com tanta naturalidade. Comecei também a prestar mais atenção nos filmes de camponeses e pastores, rodados no continente europeu, e fiz mais uma descoberta. Desta vez descobri que o meu amigo estava certo.
Desde então, aumentei o meu apreço pela construção rudimentar que herdamos de nossos colonizadores e que embelezam não só as paisagens da velha Europa, mais também os belos campos de nossa querida Santa Cruz da Baixa Verde.