quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

CURTAS DA IMPRENSA


VIOLÊNCIA AUMENTA NO SERTÃO
Os números finais da violência em Pernambuco no ano passado, divulgados pela Agência Condepe/Fidem, mostram que a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata anotaram queda nas estatísiticas de crimes violentos letais intencionais (CVLI), no comparativo entre 2007 e 2008. No Agreste e Sertão, os índices de assassinatos cresceram no mesmo período analisado. Na RMR, os números do Recife e de Jaboatão dos Guararapes puxaram o resultado para baixo, com 115 execuções a menos no somatório dos dois municípios. A microrregião do Sertão de Itaparica, que concentra as cidades de Belém do São Francisco, Carnaubeira da Penha, Floresta, Itacuruba, Jatobá, Petrolândia e Tacaratu, apresentou o maior crescimento da violência com um índice, em 2008, 79% maior do que o de 2007.
PERNAMBUCANA SOB ATAQUE RACISTA PERDE BEBÊS
A advogada pernambucana Paula Oliveira, de 26 anos, foi atacada por um grupo de neonazistas na noite da última segunda-feira, em Zurique, na Suíça. Ela teve o corpo marcado pela tortura. Em suas coxas, os agressores marcaram a sigla SVP (Scheiz Volks Partei), que em português significa Partido Popular da Suíça. Uma facção do partido culpa os imigrantes por problemas no país, como a piora nos serviços de saúde e a criminalidade.
A brasileira estava a caminho de casa quando foi capturada por três racistas. Eles a levaram para um matagal próximo a uma estação de trem e começaram a agredi-la. Dois homens imobilizaram Paula para que um terceiro pudesse feri-la com golpes de estilete.
Ela estava grávida de gêmeos e perdeu os bebês após sofrer inúmeras agressões. Paula, após hospitalizada, passa bem.
A jovem é filha do empresário pernambucano Paulo Oliveira, dondo de rede de farmácias no Recife. Oliveira é ligado politicamente a Roberto Magalhães, de quem já foi secretário de Desenvolvimento Econômico, no passado.
LULA CUMPRE AGENDA HOJE NO SERTÃO E NA CAPITAL
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chega, hoje, a Pernambuco, começando por Salgueiro, para sua primeira visita oficial em 2009, com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef (PT), a tiracolo. A agenda é administrativa, mas, por trás da visita, há uma forte estratégia articulada para fortalecer o nome da ministra para a corrida presidencial do ano que vem. Além da ministra-chefe da Casa Civil, acompanharão o presidente mais cinco ministros. Até amanhã em nosso Estado, Lula visita Recife e Escadas. Depois segue viagem para o Rio grande do Norte.
VISITA DE LULA ALTERA TOTALMENTE A ROTINA DE SALGUEIRO
A visita do presidente Luis Inácio Lula da Silva a Salgueiro, na manhã desta quinta-feira, mexe com a vida cultural, política e econômica da cidade e municípios da região. Segundo informa o jornalista Machado Freire, para se ter uma idéia, todos os hotéis, hospedarias e pousadas estão lotados. Há pessoas que estão apelando para as vagas nos poucos motéis existentes na cidade. "Companheiros da imprensa que não fizeram reservas com antecedência estão hospedados a 100 quilômetros, na cidade de Serra Talhada", informa Machado.
CONVIDADOS - Os deputados Inocêncio Oliveira (PR), Gonzaga Patriota (PSB) e Fernando Bezerra Filho desembarcam, hoje, em Salgueiro, na comitiva do presidente Lula, que cumpre agenda em torno da ferrovia Transnordestina.