quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

MISSA DE CINZAS MARCA O INÍCIO DA QUARESMA E ABERTURA DA CF 2009


Pedindo paz e justiça social, temas da Campanha da Fraternidade (CF) deste ano, a comunidade católica de Santa Cruz da Baixa Verde celebrou, no dia de ontem (25), a Missa de Cinzas.
As cinzas são para lembrar ao homem, que ele foi feito do pó da terra, e que em pó ele vai se tornar, quando morrer. Daí a oração do Padre ao impor as cinzas na testa dos fiéis: "Lembra-te, homem, que és pó, e em pó te ás de volver".
O ritual marca o início da Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa no qual os fiéis praticam penitência. Para a Igreja, os católicos devem refletir sobre todos os seus conceitos e promover a caridade.
Com a abertura também da 46ª Campanha da Fraternidade promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Igreja levanta o debate sobre segurança pública que trás como lema “A paz é fruto da Justiça”.
Com esta Campanha, a Igreja do Brasil quer contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, na família, na comunidade e na sociedade, a fim de que todos se empenhem efetivamente na construção da justiça social - sinônimo de segurança para todos.